Referência Completa


Título: Uma avaliação quantitativa de configurações de terminais de passageiros em aeroportos.
Autor: Anderson Ribeiro Correia
Programa: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
Área de Concentração: Transporte Aéreo e Aeroportos
Orientador : Cláudio Jorge Pinto Alves
Ano de Publicação : 2000
Curso : Mestrado Acadêmico
Assuntos : Terminais de passageiros
t Aeroportos
t Custos
t Planejamento de aeroportos
t Administração de transportes
t Engenharia aeronáutica
Resumo : Este trabalho apresenta um estudo de cálculo da distância de percurso e de área construída para terminais de passageiros em função dos quatro conceitos de cofiguração mencionados pela literatura e, ainda, sob vários níveis de demanda. Uma análise foi desenvolvida identificando as vantagens e desvantagens destes estilos para cada nível de demanda. Associado a isto, desenvolvem-se estudos de sensibilidade para o custo em função da variação do número de acompanhantes por passageiro, da variação de percentual de conexões e do percentual de área de circulação. Diversas hipóteses foram assumidas e estão mencionadas no trabalho. Vale ressaltar então que as que as conclusões são válidas sob essas condições de contorno assumidas. O Terminal estilo linear foi encontrado como aquele que possui a menor distância de percurso e o conceito por transporte como aquele que possui os menores custos de construção associados.
Data de Defesa : 2000
Texto na íntegra : [Visualizar]    [Solicitar Cópia Impressa]