Título: |
Uma avaliação quantitativa de configurações de terminais de passageiros em aeroportos. |
Autor: |
Anderson Ribeiro Correia |
Programa: |
Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica |
Área de Concentração: |
Transporte Aéreo e Aeroportos |
Orientador
: |
Cláudio Jorge Pinto Alves |
Ano de Publicação : |
2000 |
Curso : |
Mestrado Acadêmico |
Assuntos
: |
Terminais de passageiros |
t |
Aeroportos |
t |
Custos |
t |
Planejamento de aeroportos |
t |
Administração de transportes |
t |
Engenharia aeronáutica |
Resumo : |
Este trabalho apresenta um estudo de cálculo da distância de percurso e de área construída para terminais de passageiros em função dos quatro conceitos de cofiguração mencionados pela literatura e, ainda, sob vários níveis de demanda. Uma análise foi desenvolvida identificando as vantagens e desvantagens destes estilos para cada nível de demanda. Associado a isto, desenvolvem-se estudos de sensibilidade para o custo em função da variação do número de acompanhantes por passageiro, da variação de percentual de conexões e do percentual de área de circulação. Diversas hipóteses foram assumidas e estão mencionadas no trabalho. Vale ressaltar então que as que as conclusões são válidas sob essas condições de contorno assumidas. O Terminal estilo linear foi encontrado como aquele que possui a menor distância de percurso e o conceito por transporte como aquele que possui os menores custos de construção associados.
|
Data de Defesa : |
2000 |
Texto na íntegra : |
[Visualizar]
[Solicitar Cópia Impressa]
|