Título: |
Simulação da construção de túneis pela teoria do estado crítico via elementos finitos |
Autor: |
Paulo Ivo Braga de Queiroz |
Programa: |
Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica |
Área de Concentração: |
Infraestrutura de Transportes |
Orientadores
: |
Flávio Massayuki Kuwajima |
|
Márcio de Souza Soares de Almeida |
Ano de Publicação : |
1996 |
Curso : |
Mestrado Acadêmico |
Assuntos
: |
Túneis (escavação) |
t |
Estruturas subterrâneas |
t |
Método de elementos finitos |
t |
Solos |
t |
Mecânica dos solos |
t |
Geotecnia |
t |
Engenharia geotécnica |
Resumo : |
Apresenta-se neste trabalho uma análise comparativa entre o desempenho dos modelos constitutivos de Estados Críticos e do modelo de Mohr-Coulomb, sob o ponto de vista da simulação numérica da construção de um túnel em solo normalmente adensado. Para tanto, toma-se como caso histórico o Metrô de Brasília, no qual a passagem dos túneis gerou recalques bastante elevados em alguns trechos da obra. Estes trechos foram construídos em solo laterítico conhecido como argila porosa vermelha. Conclui-se que os modelos de estados críticos apresentam melhores resultados em termos de deslocamentos. |
Data de Defesa : |
01/10/1996 |
Texto na íntegra : |
[Visualizar]
[Solicitar Cópia Impressa]
|