Referência Completa


Título: Simulação da construção de túneis pela teoria do estado crítico via elementos finitos
Autor: Paulo Ivo Braga de Queiroz
Programa: Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica
Área de Concentração: Infraestrutura de Transportes
Orientadores : Flávio Massayuki Kuwajima
  Márcio de Souza Soares de Almeida
Ano de Publicação : 1996
Curso : Mestrado Acadêmico
Assuntos : Túneis (escavação)
t Estruturas subterrâneas
t Método de elementos finitos
t Solos
t Mecânica dos solos
t Geotecnia
t Engenharia geotécnica
Resumo : Apresenta-se neste trabalho uma análise comparativa entre o desempenho dos modelos constitutivos de Estados Críticos e do modelo de Mohr-Coulomb, sob o ponto de vista da simulação numérica da construção de um túnel em solo normalmente adensado. Para tanto, toma-se como caso histórico o Metrô de Brasília, no qual a passagem dos túneis gerou recalques bastante elevados em alguns trechos da obra. Estes trechos foram construídos em solo laterítico conhecido como argila porosa vermelha. Conclui-se que os modelos de estados críticos apresentam melhores resultados em termos de deslocamentos.
Data de Defesa : 01/10/1996
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