Resumo : |
A administração no setor aeroportuário tem presenciado uma mudança de paradigma nos últimos anos. Anteriormente, a estratégia era voltada para o aeroporto como centro modal na logística de passageiros e carga. Entretanto, com o crescimento e desregularização do setor, os aeroportos têm agora o objetivo de suprir a demanda de outros agentes, não apenas das companhias aéreas. Com o crescimento das opções e com a expansão das informações disponíveis, há a necessidade latente de suprir os desejos e anseios também dos passageiros. Isso reflete no aumento das possibilidades de fontes de receitas, antes limitadas às receitas clássicas da dimensão aeronáutica, e agora expandidas para receitas não aeronáuticas e de suporte. Além disso, a contextualização da indústria aeroportuária dentro da cadeia de valor do turismo permite estabelecer inter-relações com outros subsetores, como o de hospedagem e de agências de viagem, permitindo acrescentar uma parcela de receitas oriunda da captura de sinergias. Por fim, o trabalho abre possibilidades de explorar mais essas sinergias e enxergar o setor aeroportuário como protagonista econômico. |