Referência Completa


Título: Problema de roteamento de veículos com máximo retorno a áreas críticas
Autor : Carlos Alberto Lima Araujo Junior
Curso : Engenharia Mecânica-Aeronáutica
Orientadores : Maria José Pinto
  Rodrigo Arnaldo Scarpel
Ano de Publicação : 2013
Assuntos : Tomada de decisões
t Rotas
t Planejamento
t Pesquisa operacional
t Desenvolvimento sustentável
t Otimização
t Análise combinatória
t Matemática
Resumo : Transporte desempenha um importante papel no dia-a-dia da humanidade. Os custos logísticos representam cerca de 10\% do PIB para muitos países. Dessa forma, mesmo um pequeno percentual poupado em relação aos custos totais de transporte pode corresponder a uma substancial economia de recursos. Além disso, o crescimento do consumo de energia relacionado ao transporte e os efeitos negativos para o meio ambiente têm atraído cada vez mais atenção para o assunto. Nesse contexto, o estudo do Problema de Roteamento de Veículos (PRV), que lida com a otimização de sistemas de distribuição, tem tornado-se cada vez mais importante nos últimos anos, considerando que pode reduzir custos de transporte, contribuir para a proteção do meio ambiente e contribuir para o uso sustentável de recursos. O aprovisionamento ao setor de Defesa, além disso, tem sido uma importante fonte de desenvolvimento tecnológico em um amplo espectro de indústrias. A motivação desse Trabalho, dessa forma, parte da abstração de um problema real com que militares da Força Aérea Brasileira (FAB) lidam em algumas de suas operações: A definição de prioridades em cobertura e roteamento com máximo retorno a áreas críticas. Esse problema pode ser ilustrado por cenários onde é necessário algum tipo de monitoramento (em sistemas de gerenciamento de crises, por exemplo), por sistemas de busca e salvamento e por sistemas de vigilância do espaço aéreo.
Texto na íntegra : [Visualizar]