Referência Completa


Título: Estudo de uma metodologia de baixo custo para ensaios em voo de pequenas aeronaves
Autor : Guilherme Nakakogue Barufaldi
Curso : Engenharia Aeronáutica
Orientador : Maurício Andrés Varela Morales
Ano de Publicação : 2012
Assuntos : Ensaios em voo
t Aquisição de dados
t Aeronave não-tripulada
t Redução de custos
t Competição
t Metodologia
t Configurações aerodinâmicas
t Testes de programa
t Engenharia aeronáutica
Resumo : O mercado de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) vem crescendo siginificativamente nas duas últimas décadas, e hoje representa uma área muito significativa da pesquisa aeronáutica. No cenário brasileiro, este fenômeno deu origem a um número pequeno, porém expressivo de empresas atuantes na área de construção e teste de VANTs, bem como causou o crescimento da pesquisa acadêmica relacionada, especialmente pelo fato de que este tipo de veículo pode ser utilizado como uma plataforma de custo reduzido para testes de sistemas embarcados. Além disto, tomou vulto no cenário nacional a competição SAE Aerodesign Brasil, na qual diversas equipes, representando suas escolas de origem, devem construir aeronaves rádio-controladas almejando o levantamento de carga paga. Entretanto, o processo de desenvolvimento deste tipo de avião ainda está se estabelecendo, de forma que não há consenso na academia sobre os padrões de metodologia de projeto e testes. Dentro deste contexto, o presente trabalho busca propor uma metodologia de baixo custo para o ensaio em voo deste tipo de aeronave, com foco nos VANTs de pequenas dimensões e lançados a mão. Uma breve investigação de casos notórios de acidentes na competição SAE Aerodesign Brasil, envolvendo veículos construídos no ITA é feita, para se ilustrar alguns casos em que a falta de metodologias de correlação entre cálculos e testes físicos fez com que se desconhecessem importantes parâmetros das aeronaves. Utilizando-se componentes de peso e dimensões reduzidos, comercialmente disponíveis, construiu-se um sistema de aquisição de dados. Uma aeronave rádio-controlada, lançada a mão foi construída, para servir de plataforma de testes. A partir de uma metodologia de reconstrução de ângulos aerodinâmicos a partir de dados inerciais, procurou-se fazer a identificação do modo de período curto da aeronave.
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