Referência Completa


Título: Estudo de confiabilidade para reparáveis eletrônicos da frota do F-5
Autor : Igor Pires de Melo Braga
Curso : Engenharia Aeronáutica
Orientador : Armando Zeferino Milioni
Coorientador : Marcelo de Araújo Fahrat
Ano de Publicação : 2012
Assuntos : Manutenção de aeronaves
t Serviços contratados
t Confiabilidade
t Detecção de falhas
t Reconhecimento de padrões
t Aviônica
t Engenharia aeronáutica
t Engenharia eletrônica
Resumo : Esse artigo apresenta o conceito de confiabilidade através do trabalho realizado com os caças F-5 do Comando da Aeronáutica (COMAER) no (Parque de Material Aeronáutico de São Paulo) PAMASP. O PAMASP é o local onde aeronaves como F-5 e o C-105 Amazonas são mantidos. No programa do F-5, a FAB terceirizou os serviços de manutenção de 28 itens aviônicos da aenonave com uma empresa privada. Uma das cláusulas do Contrato de Suporte Logístico, CLS, versa sobre a confiabilidade dos itens acima de um nível mínimo, ou seja, acima de um certo Mean Time Between Failure-MTBF. Esse trabalho tem a preocupação de encontrar os MTBF';s de campo dos itens, ou seja, procurar nos dados de manutenção das aeronaves as horas de operação destes, contabilizando o número de falhas que ocorreram num determinado período de tempo. Assim, é possivel de se calcularem os parâmetros de confiabilidade para os itens. As ações corretivas estão de acordo com o esperado, se os MTBF';s estão de acordo com os mínimos estabelecidos. De outra forma, a empresa contratada precisa garantir os mínimos, ou reestabelecê-los. A forma mais fácil de achar valores de MTBF foi usando o software da Reliasoft. Sendo o cálculo simples, foi usada uma versão demo do software gratuitamente fornecida para o autor numa palestra da empresa. Com os parâmetros que determinam a curva de Weibull para cada item (part numbers), podem-se prever freqûencia e caracterísiticas das falhas, ajudando a definir ações de manutenção mais eficientes.
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