Resumo : |
Objetivo: Avaliar a viabilidade de implementação de um sistema anti gelo elétrico em uma aeronave de grande porte que possui um sistema de ar quente por sangria do motor. Método: Inicialmente foi calculada a quantidade de calor necessário para que o sistema anti gelo por meio de sangria de ar quente do motor consiga ter situação de não formação de água solida. Neste modelamento foi utilizado o método CANICE de 4 etapas em um perfil NACA 0012. A quantidade de calor calculada foi de ··. Com o valor anteriormente calculado e com as devidas modificações do sistema, pode ser calculada a quantidade de calor que um sistema elétrico implementado na superfície externa da aeronave necessita fornecer para termos um sistema equivalente ao de ar quente. O valor encontrado foi de Resultados: O sistema de ar quente por sangria do motor consome em 1 hora de funcionamento 25 kg Jet-A1 para aquecer uma área de . O sistema élétrico necessário para substituir o sistema anterior acrecenta um peso de 402,4 kg à aeronave. Conclusão: A simples implementação de um sistema elétrico para substituir o sistema anti gelo de uma aeronave de grande porte não é viável, todavia a eliminação do sistema anterior e adaptações do sistema elétrico da aeronave, como o uso de recarga da bateria por meio da APU pode tornar o sistema viável. |