Resumo : |
Esse trabalho propõe uma nova metodologia para determinação de máximo coeficiente de sustentação de aeronaves. O método clássico para determinação de máximo coeficiente de sustentação requer diferentes gradientes de redução de velocidade para determinação do máximo coeficiente de sustentação a -1nó/s por interpolação. No entanto, esse método apresenta uma grande desvantagem: ele requer gradientes de redução de velocidade constante durante a aproximação do estol, o que significa que alguns pontos de ensaio são invalidados devido a variações não intencionais na taxa de redução de velocidade. A nova metodologia propõe a utilização de um modelo de estol quasi-estacionário adequado para identificação de parâmetros para predição o comportamento da aeronave durante o estol, inclusive os efeitos da histerese do estol. Os parâmetros foram identificados utilizando-se dados de ensaios em voo e o modelo foi utilizado para determinação do coeficiente de sustentação máximo associado a qualquer taxa de redução de velocidade, inclusive o associado à taxa de -1 nó/s. Os resultados foram comparados com os do método tradicional e mostraram boa concordância, com a vantagem de que pontos de ensaio com taxas de redução de velocidade não constantes continuam válidos e úteis para a identificação paramétrica. |