Resumo : |
O investimento em novas tecnologias com objetivo de soberania aeroespacial é um dos focos da Força Aérea Brasileira, controladora do Instituto de Estudos Avançados (IEAv). Um dos projetos em estudo nesse instituto é o Veículo Hipersônico 14-X, veículo que pretende atingir velocidades hipersônicas (Mach maior ou igual a 5,0). Mais precisamente, o ponto de projeto estima vôo balístico em velocidade da ordem de grandeza dez vezes maior que a velocidade do som local. A estrutura do Veículo Hipersônico 14-X, então, estará sujeita a diversas ondas de choque ocorretes no intradorso, na entrada da câmara de combustão e dentro mesma. Para que se tenha uma estimativa dos campos de Mach, pressão, temperatura, densidade e vazão do escoamento nas diversas regiões do veículo (principalmente na câmara de combustão), é interessante a simulação fluidodinâmica computacional desse corpo nas suas condições de operação. Nesse ponto inicial de estudo Veículo Hipersônico 14-X, mostra-se também útil uma abordagem simplificada das condições de operação, como por exemplo a exclusão de efeitos viscosos e a suposição de estrutura em formato 2D. Assim, são considerados apenas os efeitos mais gerais sobre o escoamento, de forma a economizar tempo e permitir o foco do estudo no refinamento da malha e na análise das propriedades aerodinâmicas do escoamento. |