Referência Completa


Título: Estudo da readaptação da rede aeroportuária brasileira.
Autor : Luiz Antonio Paixão Moreira
Curso : Engenharia Aeronáutica
Orientador : Luiz Cantanhede de Carvalho Almeida Filho
Ano de Publicação : 1957
Assuntos : Transporte aéreo
t Brasil
t Aeroportos
t Rotas aéreas
t Terminais de carga
t Terminais de passageiros
t Transportes
Resumo : O Brasil possui uma das mais castas redes aeroportuária do mundo. Principalmente em se tratando de aeroportos em que operam aeronaves comerciais. Porem toda esta vasta rede foi construida para servir a duas aeronaves básicas: o Douglas DC-3 e o Curtiss C-46. O progresso tecnologico no setor aeronáutico foi muito grande nos últimos anos. O advento do turbo hélice e do jato veio a agravar o problema já evidenciado, pelas aeronaves cada vez maiores e mais pesadas. Assim conceitos básicos referente a dimensões de pista, pistas de rolamento, páteos, estação de passageiros e de carga, sofreram completa revisão. Nossa rede aeroportuária porém, pouco mudou nos últimos anos. No presente estudo tivemos duas preocupações: Primeiro uma análise de quais aeroportos melhor satisfariam as futuras exigências quer no setor internacional quer no doméstico e segundo quais as características mais importante deveriam este aeroporto apresentar. Muitas das afirmações contidas neste trabalho embora reduzidos e aparentemente sem bases, foram precedidas de um vasto estudo, coligindo todos os recursos e dados que tinhamos em mão. Não pretendemos ter achado soluções. Porem fizemos os primeiros contatos com numerosos e variados problemas, que poderão servir de ponto inicial a novos trabalhos. Acreditamos que no referente a uma coléta de dados básicos para futuro estudo tivemos sucesso. Quanto a nossas conclusões só estudo mais profundo e o tempo poderão fornecer uma resposta.
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