Referência Completa


Título: Ensaios de tunel do avião ITAPS-A2 estudo da estabilidade longitudinal - parte II.
Autor : José Luiz Corrêa e Castro
Curso : Engenharia Aeronáutica
Orientador : Oskar Schrenk
Ano de Publicação : 1957
Assuntos : Ensaios em túneis de vento
t Estabilidade de aeronaves
t Estabilidade longitudinal
t Sustentação aerodinâmica
t Arrasto aerodinâmico
t Engenharia aeronáutica
Resumo : A finalidade deste trabalho é apresentar os resultados de ensaios de túnel realizados com a maquete do avião ITAPS A-2. Os ensaios foram realizados no túnel provisório do CTA. Trata-se de um túnel de regime subsônico, de retorno fechado e pequeno número de Reynolds. O programa de ensaios foi orientados de maneira a permitir um estudo qualitativo e quantitativo da influência dos diversos elementos do avião, no que se refere à sustentação arrasto e estabilidade longitudinal. Verificou-se em trabalhos anteriores (ref.1) que os elementos hipersustentadores e a asa em si, não produziam a sustentação esperada. Isso talvez fosse motivado por uma influência má da fuselagem e dos propulsores na asa. Um dos objetivos deste trabalho é apresentar o resultado de uma série de ensaios realizados com a asa do ITAPS A-2 isoladamente, e tomar em face destes resultados, uma posição mais segura quanto suas qualidades. Assim, as partes 3 e 4 deste trabalho, contém os resultados da asa isolada e asa + propulsores, e quando comparados entre si, e com os de asa + fuselagem + propulsores da ref.1, permitem chegar a uma conclusão definitiva quanto as interferências asa-propulsores e asa-fuselagem. Para melhor clareza deste trabalho, dividimos o mesmo em seis grupos e na primeira página de cada grupo apresentamos os resultados gerais. As seis divisões são as seguintes: 1.) Generalidades; 2.) Correções e exemplo de cálculo; 3.) Asa isolada; 4.) Asa + turbinas; 5.) Fuselagem e fuselagem + Empenagem; 6.) Descolamento na asa (fotografias). Completando o trabalho temos uma lista da simbologia adotada, bibliografias e o índice. O nosso trabalho é uma continuação do Trabalho Individual do Eng. Carlos Hermanny. A maquete do ITAPS A-2 foi seccionada afim de que pudessemos ensaiar cada elemento por si. Sempre que possível, comparamos os nossos resultados com os daqueles trabalho e também com resultados previstos por cálculos efetuados com dados tirados de curvas que traduzem resultados de longos anos de ensaios experimentais, e que constam na literatura.
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