Referência Completa


Título: Aplicação do método de construção de pistas com secção transversal variável ao aeroporto do Galeão.
Autor : João Antonio Xavier Oliveira de Almeida
Curso : Engenharia Aeronáutica
Orientador : Luiz Cantanhede de Carvalho Almeida Filho
Ano de Publicação : 1957
Assuntos : Pistas (de pouso e decolagem)
t Pavimentos
t Planejamento de aeroportos
t Engenharia civil
Resumo : O método de projeto de pistas com secção transversal variável (Método de HVEEM) visa estabelecer uma combinação ótima entre os dois fatores mais importantes em qualquer tipo de projeto: segurança e economia em sua execução. Nem sempre, contudo, são estes dois fatores conciliáveis. Em Aeronáutica deseja-se obter, acima de tudo, segurança e, para isto, muitas vezes o projetista é obrigado a colocar o fator economia em plano secundário. Não há muito tempo, começou a ser estudado um processo que objetivava uma redução apreciável nos custos de pavimentação de pistas, sem modificar a segurança de operação de aeronaves nas mesmas. Este método, embora sua eficiência já tenha sido constatada, até hoje não foi posto em prática. Como introdução a este trabalho, o autor inclue um artigo de John Hugh Jones, M.S., A.M. Amer. Soc. C. E., descrevendo o método de HVEEM e mostrando suas vantagens economicas.
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