Referência Completa


Título: Régua de cálculo para distribuição de carga em aviões.
Autor : Sadi Mauricio Vieira
Curso : Engenharia Aeronáutica
Orientador : Bradley Hobbard Young
Ano de Publicação : 1956
Assuntos : Distribuição de carga
t Controle de aeronaves
t Desempenho de aeronaves
t Engenharia aeronáutica
Resumo : O trabalho apresentado, foi proposto pelo autor ao Departamento de Operações e Manutenção do ITA, como Trabalho Individual de encerramento do Curso de Engenharia Aeronáutica, especialidade de Aerovias. Trata-se do cálculo e projeto, de uma régua de cálculo para distribuição de carga em aviões; cada régua serve para um determinado tipo de avião. O seu princípio de funcionamento é simples, e consiste em se determinar distribuições de carga tais que mantenham CG do avião dentro dos limites determinados pelo fabricante. Tais determinações constituem-se nas soluções das equações de balanceio do avião, e estas são as cargas máxima e mínima dianteira permissíveis. Estas soluções são a soma de três parcelas cujas características são as seguintes: A primeira depende do pêso básico e braço correspondente do avião. A segunda depende do número de passageiros e de sua disposição no avião. A terceira depende da carga total a ser transportada. Construindo-se uma tabela para cada parcela pode-se obter as soluções desejadas somando os valores da tabela de acordo com as variáveis que são: avião, número de passageiros e total de carga. A régua é um dispositivo que contêm quatro escalas, uma para cada parcela e uma para a solução da equação, tendo pois duas faces, uma para cada solução. Assim, a finalidade da régua é somar as três parcelas, por ajuste das escalas, e ler diretamente o valor da carga máxima ou mínima dianteira, conforme a face da régua que se use. A vantegem advinda do uso da régua é a maior rapidez na determinação da distribuição de carga uma vez que são evitadas a consulta e o uso de tabelas. Na análise dos resultados apresentados pela régua, deve-se usar sempre o bom senso, uma vez que não podem existir pêsos negativos, não se pode ultrapassar a capacidade do compartimento de carga, etc. Nas linhas anteriores está pois, sintetizado, o trabalho que o autor apresenta no relatório .
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