Referência Completa


Título: Frequencímetro e medidor de velocidade de um eixo rotativo.
Autor : Mário Ritter Von Adamek
Curso : Engenharia Eletrônica
Orientadores : Donald K. Reynolds
  Jacques Lignon
Ano de Publicação : 1956
Assuntos : Medidas de velocidade
t Instrumentos de medição
t Controle de freqüência
t Corpos em rotação
t Eixos (elementos de máquina)
t Engenharia elétrica
Resumo : O trabalho aqui apresentado, é o projeto e a construção de um "Frequencímetro e medidor de velocidade de um eixo rotativo". Esse trabalho escolhido pelo autor como Trabalho Individual, foi indicado pelo Professor Heinrich Peters, e aceito pela Divisão de Eletrônica. O instrumento construido tem por finalidade a medição de velocidade do eixo, do motor, do túnel aerodinâmico do ITA. Considerando que a medida de velocidade e a de frequência são análoga, achou o autor conveniente construir um instrumento que possa fazer ambas as medidas. O problema foi encarado pelo autor da maneira mais simples, afim de tornar possível a sua solução com o material disponível na Divisão. O instrumento construido deverá executar duas funções: a.) Medir frequências; b.) Medir velocidades de um eixo rotativo. Mostrará-se que essas duas funções podem ser resumidas com uma só. A medida de velocidade será feita através de uma célula fotoelétrica. O eixo, cuja velocidade queremos medir, será pintado, metade de branco, metade de preto. Uma faixa de luz, proveniente de uma fonte luminoso, será refletido pelo mesmo, dando origem a uma onda luminoso de intensidade variável. Essa onda luminosa será captada por uma célula fotoelétrica, que transformará numa corrente elétrica muito pequena. A forma da onda do sinal luminoso será aproximadamente trapezoidal, e a sua frequência será igual ao número de rotação do eixo por segunda. O silnal gerado na célula fotoelétrica terá ainda a mesma forma de onda e a mesma frequência que o sinal luminoso. Consegue-se dessa maneira representar a velocidade de um eixo rotativo por um sinal elétrico, cuja frequência é proporcional a velocidade. Dessa maneira o problema da medida de velocidade se reduziu então a uma medida de frequência.
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