Referência Completa


Título: Estudo aerodinâmico sobre a instalação dos propulsores do avião ITAPS-A2.
Autor : Antonio Nogueira de Almeida
Curso : Engenharia Aeronáutica
Orientador : Oskar Schrenk
Ano de Publicação : 1956
Assuntos : Configurações aerodinâmicas
t Propulsores
t Aeronaves
t Redução de arrasto
t Carenagem
t Engenharia aeronáutica
Resumo : Este trabalho apresenta um estudo do problema da carenagem dos propulsores do avião ITAPS-A2, com a finalidade de se encontrar uma carenagem que proporcione o mínimo de arrasto. Com esta finalidade foram realizados ensaios com diferentes configurações, alguns básicos, que serviram para mostrar, por comparação, os efeitos dos elementos em estudo. Tivemos assim os ensaios: asa + fuselagem + turbinas carenadas e asa + fuselagem + turbinas carenadas + trem de pouso. Os resultados desses ensaios foram comparados com estudos semelhantes realizados na Alemanha e compilados no relatório do aerodinamicista Schulc ( ref. 2 deste relatório). Apenas um tipo de carenagem foi estudado que, em comparação com os resultados de Schulz, apresenta arrasto bastante alto. Devemos notar, entretanto, que a colocação dos propulsores no ITAPS-A2 é bem particular e nenhum caso semelhante foi encontrado. Ainda neste relatório são estudadas as influências do trem de pouso na sustentação, arrasto e momento.
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