Referência Completa


Título: Ensaio de um pulso jato.
Autor : Geraldo Lombardi
Curso : Engenharia Aeronáutica
Orientadores : Urbano Ernesto Stumpf
  H. Franck
Ano de Publicação : 1956
Assuntos : Motores de pulsojato
t Banco de ensaios
t Câmaras de combustão
t Distribuição de pressão
t Engenharia mecânica
Resumo : O trabalho aqui publicado é o ensaio de um pulso-jato projetado pelo Eng. H. Franck. Tenho por objetivo neste trabalho determinar a performance e condições de melhor funcionamento do pulso jato. A aplicação do pulso jato na aviação já esta comprovada. O helicoptero e foguetes tele-dirigidos são umas de suas aplicações. Do pedido feito por agricultores para que se fizesse um estudo da possibilidade do uso de grandes hélices, a serem usadas para evitar as geadas, por meio da substituição das camadas frias de ar mais próximas do solo, pelo ar mais quente das partes mais altas, surgiu a idéia do uso do pulso jato nas mesmas, o que é uma inovação no uso do aparelho ora em estudo. Inicialmente, o pulso jato escolhido foi o da American Helicopter. Tendo porém, o Eng. Franck projeto e construido um pulso jato para fins demostrativos na exposição aeronáutica, no Parque Ibirapuera, e, devido ao bom funcionamento do mesmo, a idéia de seu uso para o ventilador de combate as geadas foi aprovado e o estudo do mesmo organizado. Existem instalações semelhantes de combate as geadas, com instalações elétricas ou motores a explosão, sendo porém, o aquecimento do ar feito por meio de resistências elétricas ou maçaricos. Essas instalações são dispendiosas. No caso do pulso jato, o seu aproveitamento seria 100%, isto é, a energia perdida devido ao seu baixo rendimento global seria aproveitada para aquecer o ar que pe o interesse. Substituiríamos então as pesadas instalações por dois simples pulso jatos embaixo de cada hélice, os quais teriam função dupla: 1º) fornecimento de energia térmica ao ambiente e 2º) tração para a ventilação.
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