Resumo : |
A aviação tem tido, até nossos dias, um progresso gradativo no sentido de melhorar seu desempenho em vôo. A contece, entretanto, que a medida que vamos desenvolvendo a performance em vôo, vão surgindo sérias dificuldades referentes à decolagem e aterragem. A.) Pistas - Aeronaves modernas exigem pistas cada vez maiores. As pequenas pistas de grama usadas por ocasião de I Guerra Mundial estão atualmente cedendo lugar a grandes pistas de concreto, até três kilometros de comprimento, necessitando enormes áereas para taxi, estacionamento, etc. A construção de aeroportos desta espécie é um problema sério para um pais, devido ao elevado vulto do custo. Atualmente uma pista pavimentada está custando Cr$ 500,00 (quinhentos cruzeiros) por metro quadrado o que dá, para umapista para um avião a jato, de 60 X 2500 m, um custo de Cr$ 75.000.000,00 (setenta milhões de cruzeiros). B.) O problema brasileiro - O desenvolvimento econômico do Brasil, pais de vastíssimo território, está diretamente sujeito ao problema do transporte. Diversas regiões do pais tem como único meio de transporte razoável o avião, devido às grandes distâncias e a carência de rodovias, ferrovias e rios de acesso. Assim é que o transporte aéreo tornou-se de importância máxima para o desenvolvimento de certas regiões do pais. Nossa frota comercial é constituida sobretudo de aviões excelentes da II Guerra Mundial (DC-3 e C-46), e que, ao que tudo indica, continuarão operando por algum tempo. Por outro lado, nossa rede aérea portuária é constituida de grande percentagem de aeroportos pequenos com pistas insuficientes para operação desses aviões. Como vimos no parágrafo anterior, aumentá-las é uma solução muito dispendiosa. Assim é que acreditamos ser conveniente procurar uma maneira de encurtar e distância de decolagen, para que esses aviões possam operar no maior número possível dos aeroportos já existentes no pais.
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