Referência Completa


Título: Projeto de um dispositivo universal de fixação para testar estruturas gerais na krouse.
Autor : Délio de Oliveira Araújo
Curso : Engenharia Aeronáutica
Orientador : Hanns J. Maier
Ano de Publicação : 1955
Assuntos : Ensaios de fadiga
t Eixos (elementos de máquina)
t Flexão
t Vibração
t Engenharia de materiais
t Engenharia mecânica
Resumo : O presente trabalho, tem por finalidade básica a possibilidade de execução de ensaios de fadiga em eixos circulares; específicamente em eixos manivelas de motores a explosão, outros sim, podemos também, com auxílio de separadores especiais que também foram previstos neste trabalho, testar em fadiga peças estruturais de seção quadrada ou retangular conforme o caso. Como sabemos, um eixo manivela é uma das peças mais solicitadas num moderno motor a explosão. Em virtude da grandeza dos esforços a que esta submetido, assim bem como, a variedade dos mesmos; tem-se a possibilidade de aparição nos referidos eixos, do fenomeno conhecido por fadiga. Entre os tipos de esfôrços mais frequentes que podem ocasionar a falha através do fenomeno de fadiga, pode-se mencionar entre outros: a) As vibrações torcionais produzidas pela não uniformidade do torque sobrê o eixo, isto é, ação da carga descontínua proviniente da expansão dos gases no cilindro e transmitida ao eixo através das bielas, e a reação inercial da massa do eixo e do volante a que esta conectado. b) Os esfôrços alternativos provinientes da flexão rotativa a que, em determinadas condições, um eixo manivela é submetido. O projeto em questão, possibilitará o ensaio de um eixo manivela segundo este último tipo de esfôrço, isto é, a flexão alternativa.
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