Referência Completa


Título: Controle eletrônico de aviões modelos em escala reduzida.
Autor : Alberto Fabiano de Oliveira e Silva
Curso : Engenharia Eletrônica
Orientador : Jacques Lignon
Ano de Publicação : 1955
Assuntos : Controle remoto
t Ensaios em vôo
t Radiocomunicação
t Telemetria
t Telecomunicações
t Engenharia eletrônica
Resumo : Após a Segunda Guerra Mundial, o extraordinário impulso da indústria aeronáutica de alguns paises como os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, a França e a Suécia, deu origem a que aparecessem diversos problemas no campo da Aeronáutica, que mais e mais exigem a contribuição da eletrônica em sua solução. É conhecido o fato de que novos tipos de aviões, após passarem por inúmeros testes de naturezas as mais variadas, devem ser experimentados em vôo. Este último teste é o que se chama usualmente, "ensaio de estabilidade dinâmica". Muitas vezes, entretanto, o ensaio de estabilidade dinâmica não pode ser feito por mãos humanas, seja por apresentar a aeronave inovações radicais que não a tornam comprovadamente segura, seja por razões econômicas. Surge então a necessidade de se construir um avião modelo em escala reduzida, sob todos os pontos de vista semelhante ao protótipo, com a finalidade de ser submetido a ensaios de vôo. Este modelo é controlado eletronicamente por um sistema constituido de transmissor-receptor ou manualmente por meio de cabos que permitem ao aparelho trajetórias bastante limitadas. Múltiplas são as vantagens do controle eletrônico sobre o controle por meio de cabos, e este trabalho consiste numa tentativa de desenvolvimento de um tele-comando que permita o já mencionado ensaio de vôo. Foi seu inspirador, o prof. René Marie Vandaele, Chefe do Departamento de Projetos da Divisão de Aeronaves, deste Instituto. A idéia inicial do prof. Vandaele consistia em testar o equipamento desenvolvido pelo autor, num modelo em escala reduzida do aparelho a jato de treinamento avançado de sua concepção, o ITAPS-A2. Entretanto, dada a complexidade do assunto, limitou-se o autor ao projeto e testes parciais do receptor do sistema transdutor eletro-mecânico e do sistema pneumático, que compõem a parte do controle eletrônico a ser instalada no avião-modelo. O autor deseja expressar seus agradecimentos ao eng. Ismael Luiz Rebello, do Departamento de Motores da Divisão de Aeronaves do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, por sua substancial colaboração no desenvolvimento do sistema pneumático do avião-modelo.
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