Resumo : |
O objetivo deste trabalho é o estudo preliminar de um micro-ônibus para operar linhas urbanas e rodoviárias. No cap. 1 são grupadas informações gerais, que definem o veículo, assim como a partir de dados comparativos é dado o primeiro passo no projeto, pela estimativa de pêsos e dimensões. Baseado nestes dados é feita a distribuição de passageiros, e finalmente o primeiro esboço do micro-ônibus, posteriormente modificado para uma configuração mais moderna. No cap. 2 trata da estrutura em si. Por falta de informações, o autor assume algumas condições de cargas que considera críticas, e faz análise rezoável da distribuição dos esforços nos membros da estrutura, com auxilio de uma configuração básica de estrutura do ponto de vista da resistência. Finalmente é feito a primeira estimativa de pêso, que leva a concluir que o micro-ônibus projetado é mais leve do que os fornecidos pela tabela comparativa. A seguir, o cap. 3 faz um ligeiro estudo dos pneus, verificando se os mesmos resistem as cargas previstas. Finalmente no cap. 4. com dados dos capítulos anteriores, como pêso, pneus, etc, é calculada uma curva de potência requerida, e procedida as escolhas dos motores tanto para o urbano, quanto para o rodoviário.
|