Referência Completa


Título: Escolha da aeronave atual mais adequada para táxi no Brasil.
Autor : José Carlos de Sousa Gonçalves
Curso : Engenharia Aeronáutica
Orientador : Joaquim Mauro Batistella
Ano de Publicação : 1959
Assuntos : Transporte aéreo comercial
t Aviação civil
t Aeronaves de transporte
t Engenharia aeronáutica
t Transportes
Resumo : Este trabalho está dividido nas seguintes partes: 1ª pesquisa das aeronaves que satisfazem às condições necessárias para a utilização como taxi, baseando no que dispõe a portariado DAC nº , de 23 de setembro de 1950, que baixas INSTRUÇÕES PARA A EXECUÇÃO DE SERVIÇOS DE TAXI-AÉREO E DE TRANSPORTE AÉREO NÃO REGULAR. Entre outros lemos na citada Portaria o seguinte artigos: "A operação do serviço de taxi-aéreo fica suheita à seguinte condição: Utilização de aeronave monomotora ou bimotora, com capacidade e acomodações para transportar, no máximo, até seis (6) passageiros, ou 600 kg de carga paga". Nesta parte do trabalho explica-se o porque das limitações ou como foi feita a seleção das aeronaves, tendo em vista o objetivo puramente téorico do estudo, claro está que, se se desejar, fazer o estudo com objetivos práticos para aplicação real dever-se-á analisar cortados com a finalidade única de simplificação. 2º Descrição das várias aeronaves que foram consideradas nêste estudo. Caracteristicas gerais, Grupo moto-propulsor, Fuselagem, Asas, Empenage, Trem de pouso, Acomodações da cabine, Perfomance, Pêsos, Adapções e Diversificação de uso. 3º Análise dos custos de operação a análise dos custos de operação será fundamental e é básico para a escolha da melhor aeronave, tendo em vista que o fator econômico é o esteio de toda organização que queira se estabelecer com o objetivo de realizar lucro, o fito de lucro sôbre o investimento deverá reger qualquer emprêsa que se dedique a exploração de serviços de taxi-aéreo. A análise de custos operacionais para aeronaves dessa categoria foge aos padrões convencionados para aeronaves de maior porte, usadas no transporte em linhas regulares. Não é possivel a aplicação dos métodos: SBAC (inglês) e ATA (americano). Faz-se mister uma análise simples. Não se cogitará, nêste trabalho, dos custos indiretos, sómente analisar-se-á os custos diretos de operação, subdivididos em 2 partes principais: Custos fixos anuais e custos variáveis com a utilização ou custos horários. Uma emprêsa de taxi-aéreo já estabelecida poderá realizar os cálculos de custo com bastante precisão, aqui o autor foi obrigado a lançar mão de artificios e suposições. 4º Conclusão. Aqui lançou-se mão das imposições de clima, meio, rrecursos disponiveis e limitações impostas pelas condições do país, tais como: Distancias para pouso e decolagem. Tipo de trem de pouso. Tipo de revestimento. Alcance máximo (cap. De combustivel) Facilidades técnicas {mão de obra/Material. Procurou-se, então, determinar qual seria, entre as exixtentes, o avião mais indicado para o serviço de taxi no Brasil. Entretanto, por falta de dados suficientes, não podemos afirmar com segurança que o avião apontado nêste estudo seja realmente o indicado. O estudo tem por objetivo apontar meios, longe está da perfeição.
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