Referência Completa


Título: Sistema de comando remoto com modulação por largura de pulso.
Autores : Delson Fontes Siffert
  João Bosco de Siquera
Curso : Engenharia Eletrônica
Orientadores : Luiz Valente Boffi
  Lineu da Costa Barbosa
Ano de Publicação : 1958
Assuntos : Moduladores
t Controle remoto
t Modulação por pulso
t Engenharia eletrônica
Resumo : O objeto dêste trabalho consiste em projetar e construir um equipamento eletrônico capaz de comandar á distância veículos ou máquinas cujo contrôle local sejam impossível ou prerigoso para o operador. Durante o projeto, os autores deram ênfase especial á aplicabilidade do sistema no comando de pequenos aviões ou modêlos de aeronaves em escala reduzida. Para tal, foi escolhido um sistema de modulação por largura de pulsos, dispondo de seis canais de comando, cuja frequência de repetição é de 400 pps. O equipamento consiste básicamante de um modulador, onde se forma a informação de comando; um separador de canais, onde cada informação é separada e enviada á parte específica da máquina ou veículo onde exercerá o comando; finalmente de um transdutor eletromecânico, onde a informação é transformado em movimento do elemento de comando. Quando comandamos um veículo que se desloca a grandes distâncias e com liberdade de movimentos, a informação terá que chegar ao separador de canais como modulação, a informação terá que chegar ao seprador de canais como modulação de uma onda portandora que se propaga no ar. Neste caso, é óbvio que o modulador ficará fixo, enquanto o separador de canais e o transdutor são transportados a bordo do veículo a ser comandodo. Além do mais, o sistema exigirá um transmissor fixo, junto ao modulador e um receptor a bordo junto ao separador de canais e transdutor. Quando o objeto do comando é um veículo que apresenta pequenos deslocamentos e movimentos limitados ou é uma máquina fixa, transmissão podéra ser feita diretamente por cabo. No primeiro caso-comando veículos que se deslocam a grandes distâncias e com grandes liberdade de movimento-certamente se enquadra o comando de aviões. Aqui, requisitos adicionais se impõem ao equipamento de bordo: resistência a vibração mecânicas, dimensões reduzidas, pêso não muito grande, baixo consumo de potência de alimentação, etc. Todos êsses requisitos conduzem a uma única resposta; transistorização. Os autores deixam aqui registrados seu agradecimento aos professôres Lineu Barbosa e Luiz Boffi, pelo interêsse e sugestões apresentadas.
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