Referência Completa


Título: Pulso-reator.
Autor : João Verdi Carvalho Leite
Curso : Engenharia Aeronáutica
Orientador : Fernando Pessôa Rebello
Ano de Publicação : 1958
Assuntos : Motores
t Sistemas de refrigeração de reatores
t Acústica
t Engenharia mecânica
Resumo : Êste modesto trabalho consta da proposição de uma teoria que explica o funcionamento do pulso-reator. É, em realidade, um primeiro passo de uma conjuntura refinada para equacionar o referido motor, e mostra o eixo diretor no qual deve ser continuado os trabalho neste sentido. Nasceu, entretanto, da idéia sem válvulas móveis, utilizando-se apenas os efeitos de inércia, elásticos e aerotermodonâmicos de uma coluna de gás situada no canal de admissão da câmara. Uma grande barreira que logo então se estabeleceu, e que mudou a diretriz dêste trabalho, decorreu do fato de que o estudo dêsse tipo de válvula implicava na necessidade de conhecer de antemão o perfeito conhecimento dêste motor; ou melhor, era necessário que tivesses conhecimento de uma conjuntara teórica que explicasse qualitativa e quantitativamente o funcionamento dêste motor. Isto não era encontrado dentro do C.T.A. embora já se tivesse uma tradição de trabalhos neste campo. Por sua vez, literatura específica em pulso-reator era também pobre em arcabouço teórica. Assim sendo, a busca de uma filosofia de cálculo para/ êste tipo de válvula implicou na busca de uma teoria para o pulso-reator, tornando-se o escôpo dêste trabalho. O desenvolvimento dêste T.I., seguiu um caminho natural, qual seja o do contínuo acrescer de idéia e resultados, que digeridos o assentados sugeriam novas idéias, que por sua vez cristalizados abriam novos caminhos e obtinha-se novos resultados. A primeira aproximação, aliás grosseira, foi tentada, utilizando-se de uma analogia mecânica elétrica. Este forneceu a grosso modo uma imagem qualitativa a quantitativa do fenômeno que pode-se-ia esperar. O estudo e crítica em tôrno dêste primeiro modêlo, forneceu nas suas falhas as sugestões para os estudos subsequentes. A segunda analogia foi feita pelo tratamento do pulso reator como sendo uma cavidade acústica de elementos concentrados, fornecendo um circuito acústico análogo de um circuito elétrico RCL ressonante. Muitos resultados foram obtidos neste segundo passo, constituindo a maior parte dêste trabalho, que trouxe um grande impulso nos conceitos e idéias em tôrno dêste motor. Aí vislumbrou-se então o campo de aerotermoacústica, cuja literatura comprovou o trabalho realizado. Este segunda analogia se refere a um caso particular, e a literatura obtida (ref.-10) também se refer a um caso particular. Para distribuidos, com impedências distribuidas, que pode ser tratada por analogia da teoria empregada em guia de ondas. Paralelamente deve-se desenvolver trabalhos em tôrno do estudo da queima para a qual o autor segere umá orientação. Em virtude da complixidade das variáveis em jôgo, um trabalho dêste só poderai ser levado a bom têrmo com um programa bem determinado e extenso. Progam êste constando de uma série de ensaios com modêlos simplificados, construidos a partir dos parâmetros previstos pela teoria, que forneceriam dados e constantes previstos pela teoria, que forneceriam da dos e constantes experimentais a serem utilizados nos desenvolvimentos teóricos subsequentes. Progama êste que foge das atribuições de um Trabalho Individual. Não obstante o pouco que se conseguiu, muito elucidou o problema e marcou o início de um caminho que o autor julga ser o correto. Êste trabalho poderia ser continuado parcialmente em TI. Posteriores, como trabalho conjunto de um aluno de Aeronaves ou Aerovias e um aluno de Eletrônica, para um bom tratamento aerotermoacústico do problema; ou mesmo como trabalho programado do Departamento de Motores.
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