Referência Completa


Título: Simplificação de malhas triangulares: método das quádricas com heurísticas visuais.
Autor : Márcio Iguchi
Curso : Engenharia de Computação
Orientador : Carlos Henrique Quartucci Forster
Ano de Publicação : 2007
Assuntos : Processamento de dados
t Complexidade computacional
t Modelos matemáticos
t Polígonos
t Triângulos
t Programação heurística
t Matemática
Resumo : Modelos poligonais de superfícies são atualmente importantes elementos de um amplo campo das atividades humanas. Os avanços tecnológicos mais recentes em sistemas de escaneamento, bem como nos softwares de design por computador, vêm possibilitando a proliferação de modelos extremamente complexos e detalhados, contendo não raramente milhões de polígonos. Em praticamente todos os cenários em que são utilizados, parece haver um importante compromisso entre a acurácia do modelo e o tempo disponível para o processamento do mesmo. Um exemplo de aplicação em que é particularmente crítica a manutenção de um balanço entre custo e qualidade são sistemas de renderização de tempo real. Nestes sistemas, para manter uma taxa de renderização aproximadamente constante, é primordial um controle fino da complexidade da cena, de forma a evitar que a mesma ultrapasse a capacidade do hardware subjacente. Nesse contexto, é potencialmente interessante poder utilizar vários modelos de um mesmo objeto, com graus variados de complexidade, de forma a adaptar a cena às capacidades do sistema. Este trabalho propõe um algoritmo de simplificação de malhas triangulares que é uma modificação do método das quádricas desenvolvido por Garland e Heckbert. As alterações sugeridas pelo autor neste algoritmo tradicional exploram algumas novas heurísticas desenvolvidas recentemente na área, na procurando produzir uma versão do mesmo que seja capaz de apresentar resultados de maior qualidade visual, ainda que a um custo de processamento maior, resultado que alcança em parte.
Texto na íntegra : [Visualizar]