Referência Completa


Título: Técnicas de ensino usando computação gráfica.
Autor : Luiz Edmundo Lopes Mizutani
Curso : Engenharia de Computação
Orientador : Sérgio Roberto Matiello Pellegrino
Ano de Publicação : 2005
Assuntos : Computação gráfica
t Multimídia
t Instrução assistida por computador
t Integração de sistemas
t Métodos educacionais
t Teoria da aprendizagem
t Programas de computadores
t Computação
t Educação
Resumo : Este trabalho tem como objetivo fornecer uma indicação de como integrar algumas técnicas de Computação Gráfica e multimídia aos estudos sobre educação e aprendizado realizados pelas áreas da pedagogia e psicologia.A abordagem deste assunto foi organizada em quatro fases. No início foram identificados os problemas dos métodos educacionais, relacionando-os com áreas da Programação Neuro-Lingüística, Teorias de Aprendizagem e psicologia da inteligência e criatividade. Esta relação serviu para apontar possíveis soluções.Na segunda fase foi realizada uma avaliação das ferramentas de software que podem auxiliar na preparação de aulas com recursos de animação e interação. Os tipos de ferramentas foram divididos em modeladores 3D, bibliotecas gráficas e ambientes para criação de jogos.Em seguida, foi realizada uma análise de alguns softwares educativos, classificando e avaliando cada um. A escolha dos softwares educativos foi baseada na popularidade e na intenção de exemplificar os principais tipos.Para finalizar, foi criada uma aula sobre dilatação térmica, como protótipo, baseada nos conceitos apresentados. Realizou-se uma descrição completa sobre a elaboração, objetivos e forma de aplicação desta aula.
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