Referência Completa


Título: Modelagem e otimização de parâmetros de motores turbo-jato.
Autor : Renato Rafael Machado dos Santos
Curso : Engenharia Mecânica-Aeronáutica
Orientador : João Roberto Barbosa
Ano de Publicação : 2004
Assuntos : Motores de turbojato
t Controle
t Sistemas de propulsão
t Motores a jato
t Análise numérica
t Simulação computadorizada
t Engenharia aeronáutica
Resumo : Este trabalho teve como objetivo a confecção de uma ferramenta em ambiente MATLAB/Simulink a qual fosse possível determinar a tração específica, e o consumo específico de combustível de um motor Turbo-Jato, restringindo alguns parâmetros de entrada e saída do motor. Para tanto, foi necessário o detalhamento de cada componente de um motor turbo-jato, bem como o estudo pormenorizado de equações referente a tais componentes. Inicialmente, foi confeccionado um modelo de motor turbo-jato geral, no qual poderiam ser entrados com os valores dos parâmetros de qualquer motor turbo-jato e o modelo teria como resposta a tração específica e o consumo específico de combustível. Logo após, tentou-se impor algumas limitações ao modelo para que fosse realizada uma otimização dos parâmetros levando-se em conta a estrutura da máquina, os limites térmicos e a aerodinâmica em cada componente. Para tanto, foi utilizado como exemplo a temperatura limite de um dos componentes. Desta forma, foi imposta ao modelo uma entrada crescente de combustível no compressor (tentando-se simular a manete do piloto) até que o limite da temperatura fosse atingido. Chegando-se ao limite foi bloqueada (limitada) a vazão de combustível na câmara de combustão. Para que fosse comprovada a veracidade do modelo, foram realizados cálculos paralelos no software Microsoft Excel, no qual obteve-se valores iguais aos encontrados no MatLab/Simulink.
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