Referência Completa


Título: Implementação da metodologia Independent Learning no ensino de pesquisa operacional.
Autor : Lia Franco Gomes
Curso : Engenharia Mecânica-Aeronáutica
Orientador : Mischel Carmen Neyra Belderrain
Ano de Publicação : 2004
Assuntos : Ensino
t Métodos educacionais
t Aprendizagem
t Pesquisa operacional
t Educação
Resumo : O Trabalho de Graduação tem como objetivo aprofundar na metodologia Independent Learning (IL) para o ensino de Pesquisa Operacional. O IL defende uma independência entre alunos e professores no processo de aprendizado, visando formar alunos mais capazes e prontos para o mercado de trabalho, onde as inovações acontecem rapidamente, forçando os profissionais a estar sempre atualizados. Para a implementação do IL, necessita-se estudar alguns pilares considerados essenciais, estes são denominados Fatores Críticos de Sucesso. São eles: (a) Definição de objetivos claros; (b) Definição e disponibilidade de recursos; (c) Definição dos papéis do professor e aluno; e (d) Definição dos parâmetros para uma avaliação contínua. Estes fatores foram estudados e sua importância foi destacada ao longo do trabalho. É apresentada uma experiência da implementação do IL na disciplina de Pesquisa Operacional do ITA, analisando os sucessos, dificuldades e fatores críticos. É apresentado um Banco de Exercícios para auxiliar na implementação, se encaixando como uma ferramenta para dar suporte ao aprendizado independente.
Texto na íntegra : [Visualizar]    [Suplemento]