Referência Completa


Título: Uma arquitetura de software para o rastreamento de objetos em vídeos.
Autor : Ronaldo Carvalho Moura Júnior
Curso : Engenharia de Computação
Orientador : Adilson Marques da Cunha
Ano de Publicação : 2004
Assuntos : Sinais de vídeo
t Rastreamento (posição)
t Indicadores de alvos móveis
t Arquitetura (computadores)
t Visão por computadores
t Vigilância
t Processamento de sinais
t Telecomunicações
t Computação
t Engenharia eletrônica
Resumo : O presente trabalho consiste de uma investigação de algoritmos de rastreamento de objetos em vídeo e da proposição de arquitetura de software para implementação e avaliação destes algoritmos. Para tal realizou-se uma revisão bibliográfica sobre arquitetura de software. A definição de arquitetura utilizada baseou-se nas definições propostas metodologia de desenvolvimento Rational Unified Process e pelo padrão IEEE STD 1471. O trabalho contempla, também, uma revisão bibliográfica de técnicas de rastreamento de objetos em vídeo, com a descrição de suas principais características, e com a proposição de uma taxonomia para análise e estudo destas técnicas. Partindo-se deste estudo realizou-se a identificação de três níveis de serviço a serem fornecidos pelos componentes de segmentação de imagem aos componentes de rastreamentos. Para arquitetura de software proposta foram definidos: os seus requisitos, os padrões arquiteturais aplicáveis, um modelo conceitual do domínio, critérios funcionais e não-funcionais de avaliação de desempenho e ferramentas para auxílio a projeto, implementação e avaliação de técnicas de rastreamento de objetos em vídeos.
Texto na íntegra : [Visualizar]