Título: |
Modelagem, simulação e identificação de parâmetros de aeronaves via técnica de erro de saída. |
Autor
: |
Carlos Alexandre Nako |
Curso
: |
Engenharia Mecânica-Aeronáutica |
Orientador
: |
Luiz Carlos Sandoval Góes |
Ano de Publicação : |
2003 |
Assuntos
: |
Controle automático de vôo |
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Identificação de parâmetros |
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Modelagem (processos) |
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Otimização |
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Desempenho de aeronaves |
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Controle |
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Engenharia aeronáutica |
Resumo : |
Com a utilização cada vez maior de sistemas de controle ativo (Fly-By-Wire) surge a necessidade cada vez maior do modelamento dinâmico da aeronave. Este trabalho se propôs a estudar o método de identificação de parâmetros via erro de saída de Levenberg-Marquadt. Para tanto na primeira parte deste trabalho foram estudados os processos de identificação de parâmetros e alguns métodos de otimização baseados em gradiente utilizados para identificação de parâmetros como Levenberg-Marquadt. Após isso, um modelo de aeronave foi derivado a partir das equações do movimento de aeronaves. Esse modelo foi linearizado e com isso obteve-se o desacoplamento das equações do movimento longitudinal e do movimento látero-direcional. Este ultimo serviu como modelo para o estudo do método de Levenberg-Marquadt. Para o estudo do método de Levenberg-Marquadt foi utilizado programa desenvolvido pela Fundação Casimiro Montenegro Filho em parceria com a Fapesp para a Embraer. Os resultados obtidos mostraram que o parâmetro de aproximação da Hessiana utilizada pelo método de Levenberg-Marquadt influencia grandemente a velocidade de convergência da identificação de parâmetros. Dependendo do valor desse parâmetro a convergência pode ser mais rápida no início ou no final do processo de otimização.
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Texto na íntegra : |
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