Referência Completa


Título: Estudo teórico e prático sobre a emissão de poluentes em motores à pistão em ciclo Otto.
Autor : Ricardo Yoshinobu Matsumoto
Curso : Engenharia Mecânica-Aeronáutica
Orientador : Pedro Teixeira Lacava
Ano de Publicação : 2003
Assuntos : Motores a pistão
t Ciclo Otto
t Poluição do ar
t Combustão
t Simulação computadorizada
t Controle da poluição
t Poluição por gases
t Motores de combustão interna
t Engenharia mecânica
Resumo : A civilização sempre teve a necessidade de gerar calor e sua principal forma de produção é através da combustão. Hoje, esta tem aumentado cada vez mais, e junto com ela, a emissão de poluentes. Embora grande parte dos produtos gerados por combustão seja gases inócuos, como o nitrogênio, oxigênio e dióxido de carbono, os processos de combustão emitem significantes quantidades de poluentes. Toda esta poluição do ar pode se tornar aparente de várias formas: visibilidade limitada, danos à vegetação, deterioração dos materiais, depósitos visíveis de sujeira, entre outras. A poluição do ar tem sido uma significante fonte de perdas econômicas nas áreas urbanas, como também tem afetado a saúde humana, e um dos maiores contribuintes para a formação de poluição é a combustão nos automóveis. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre a formação de poluentes em motores a pistão que funcionam em Ciclo Otto. Este estudo se dará em duas partes: uma parte experimental, onde serão coletados dados sobre a emissão de poluentes num motor, e a parte teórica, onde uma simulação em programa computacional será executada para comparação dos dados adquiridos nos experimentos.
Texto na íntegra : [Visualizar]