Referência Completa


Título: Projeto e instalação de um banco de testes para o conjunto de injeção do CFR, tipos F-4 e F-5.
Autor : Jose Nilton Lopes
Curso : Engenharia Aeronáutica
Orientador : Manoel Carlos Godinho Coelho de Souza
Ano de Publicação : 1958
Assuntos : Câmaras de combustão
t Injeção de combustível
t Medidas de pressão
t Combustão
t Engenharia mecânica
Resumo : A finalidade desse trabalho foi o de proporcionar facilidades à manutenção do conjunto de injeção de combustível do CFR, tipos F-4 e F-5, na verificação correta das especificações de projeto que, nos casos comuns, demandam tempo e improvisação. Assim tivemos como escopo projetar uma unidade que possibilitasse a verificação de: a) pressões de entrada de combustível na bomba medidora de combustível e de abertura de bico de injeção. b) início de injeção relativamente ao ângulo do eixo virabrequim do motor. c) condições de funcionamento do bico de injeção, ou seja, a profundidade e abertura do cone de combustível injetado, sua vazão e existência de gotejamento e filetes contínuos de combustível. Abandonamos de início a idéia de se fazer a injeção em condições reais de funcionamento. As pressões atingidas na câmara de combustão dos motores são de tal ordem a não permitirem a construção de câmaras de visualização resistentes a essas pressões, dentro das possibilidades de que dispúnhamos. Desta maneira, a verificação do cone de combustível injetado será feito à pressão atmosférica. O projeto do banco constou em sua grande parte em adaptar elementos existentes no Laboratório de Motores. Sempre que visualizávamos a existência de um problema, sem que possuíssemos dados ou fontes para a sua solução, recorríamos a dois processos: a) conservar o dimensionamento do elemento a adaptar; b) superdimensionar o elemento a construir. O acionamento do conjunto é feito por um motor elétrico, através de um sistema de transmissão com polias e correias. A visualização das condições de funcionamento do bico de injeção é feita usando-se um sistema intermitente de luz, sincronizado com a rotação do conjunto e ajustável às diversas condições desejáveis. Nas medidas de pressão usamos manômetros de medida de pressão relativa. Para a medida de vazão do bico de injeção usamos os sistemas normais existentes nos CFR's.
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